Excluir Containers em Desuso

Em um Docker host, para se excluir um container, execute o comando:

Geralmente quando excluímos containers, queremos reduzir espaço em disco e, é ai que não entendemos porque o disco cresce e, você não vê tantos containers rodando. Usando o comando abaixo, observamos a existência de diversos containers ocupando espaço em disco e, que estão em desuso.

Este comando lista os containers (também os que estão parados). Ai você se pergunta, por que esse (abençoados) containers estão parados, ocupam espaço em disco? A resposta é: sim, quando você da um stop no container, ele fica ali ocupando o disco. (A menos que você rode um container com docker run –rm)

Para liberar espaço em disco, a solução que cheguei até o momento foi: rodar o comando abaixo, listando os containers com status de parado  e, excluir-los.

Explicando essa linha, temos:

  • docker rm -f  exclui um ou vários containers e o -f foi utilizado para forçar o comando de exclusão, mesmo que o docker te avise que não seria bom excluir;
  • docker ps -a –filter “status=exited” lista todos os containers que possuem status exited;
  • awk ‘{if(NR>1)print $1}’)  Retorna tudo após a primeira linha. (isso foi necessário porque o comando docker ps -a possui cabeçalhos e, queremos descartar essa informação;

Deletar Volumes

Leave a Comment